Quem somos

O Círculo de Orquidófilos de Blumenau (COB) com sede à rua Videira, nr 200, bairro Vila Nova, cidade de Blumenau, SC, é uma associação civil, sem fins lucrativos, sem limitação de número de associados, fundada em 8 de agosto de 1943, sob a denominação de CÍRCULO DE ORQUIDÓFILOS DE BLUMENAU, declarada de utilidade pública municipal pela Lei nr 1.115 de 03 de dezembro de 1962 e de utilidade pública estadual pela Lei 3.190 de 10 abr 63.

Tem por objetivos fundamentais:

a) Estudar as condições de vida das orquidáceas em geral, bromélias e demais plantas ornamentais;

b) Estudar as doenças e pragas que as atacam e os meios eficazes de combatê-las;

c) Incentivar o cultivo, propagação e a melhoria genética das espécies, com o principal propósito de preservar as espécies nativas e as variedades raras;

d) Promover e incentivar o intercâmbio com outras associações congêneres, jardins botânicos, instituições de ensino e pesquisa;

e) Apoiar e colaborar com autoridades, entidades e campanhas nas medidas de preservação de nossa flora, no sentido de se evitar sua devastaÁ„o e consequente extermÌnio das espÈcies em estado natural.

f) Organizar e manter os serviços de assistência que possam ser úteis aos filiados desde que não venham a onerar a entidade.

Para consecução desses objetivos, o Círclo de Orquidófilos de Blumenau promovera: exposições, concursos, conferências e divulgação de trabalhos científicos, artísticos e técnicos.

Sócios fundadores:

Ao completar 72 anos a nossa singela homenagem aos sócios fundadores, que no dia 8 de agosto de 1943, reunidos na sede do Clube Náutico América, fundaram o Círculo de Orquidófilos de Blumenau e redigiram o nosso primeiro estatuto.

São eles:

Acrisio Moreira da Costa – escolhido para dirigir a reunião.

Othelo Lorgus

Ralf Gross

Félix Steinbach

Gustavo Bieging

Hans Baumgarten

Afonso Farinhas

Edeltraut Ramos representando seu esposo Paulo de Tarso Ramos

Oswaldo Mantau

Herbert Schmidt

Alfredo Kaestner

Acary Guimarães

Primeira Exposição do Círculo de Orquidófilos de Blumenau

Nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 1943, o Círculo de Orquidófilos de Blumenau realizou sua "Primeira Exposição Oficial de Orquídeas" no Clube Náutico América. nessa oportunidade os julgadores Victor Hering, José Maria Flesh e Hans Baumgarter, sob a orientação técnica de Arthur Lorgus concederam os seguintes prêmios:

Taça Prefeitura Municipal de Blumenau - Alfredo Büchle - Laelia purpurata.

Taça Lorgus - Henrique Schmidt - Conjunto Laelia purpurata var. rousseliana.

Taça C. O. R. - Afonso Farinhas - L. C. canhamiana.

Medalha Steinback - Ralf Gross - C. mendelii.

Medalha Ralf Gross - G. Bieging - L. purpurata var. rousseliana.

Quadro Baumgarten - Acary Guimarães - Oncidium crispum grandiflorum.

Menções Honrosas: Alice Sacktleben, Felix Steinback, Leopoldo Seidel, Paulo Ramos, Paulo Sckeidemantel, Willy Mantau e Olga Laezyusky.

O Termo de Julgamento das Orquídeas foi encerrado com a seguinte frase e assinado pela comissão julgadora:

"Esperando ter agido com justiça, desejam ao Círculo de Orquidófilos de Blumenau prosperidade constante".